terça-feira, 6 de maio de 2008

Recife, 14 de abril de 2008
Aluna: Lara Times Rossi
Atividade: resenha do livro: técnicas de comunicação escrita



Técnicas de comunicação escrita

O livro técnicas de comunicação escrita, de Izidoro Blikstein, professor titular de lingüística e semiótica da Universidade de São Paulo e de Comunicações Empresarias na Fundação Getulio Vargas, é destinado a todos aqueles que dependem da eficácia da comunicação em seu cotidiano. Em 102 páginas, o pequeno livro da coleção Princípios, dedica-se a descrever o que é preciso para escrever uma mensagem objetiva e clara.
As pessoas que se queixam que suas idéia brilhantes, claras e objetivas recebem respostas incorretas deveriam ler técnicas de comunicação escrita, pois não estão conseguindo transmitir seus pensamentos ao leitor de forma correta, e esse é justamente o objetivo principal do livro. Nessa edição revista e atualizada, o autor dedica-se a mostra ao leitor, de forma ilustrada e divertida, as peças que compõem o mecanismo e o funcionamento da comunicação eficiente.
Izidoro, ao longo de sua obra, defende a idéia de que escrever de maneira eficaz, não é escrever, necessariamente, de maneira difícil ou bonita e sim tornar nosso pensamento comum aos outros. O professor começa o livro com a história de um gerente apressado que escreve uma mensagem confusa e obscura para sua secretária que, conseqüentemente, não interpreta a mensagem da maneira esperada pelo gerente. A partir daí, expõe as técnicas e os "segredos" da comunicação escrita, e também sua principal tese: se não escrevermos corretamente, não obteremos as respostas que esperamos.
Respondendo aos avanços tecnológicos nos meios de comunicação, Izidoro dedica uma parte do livro a redação de e-mails. Afirma que apesar de ser o mais utilizado dos veículos, o e-mail não está isento de algumas regras que garantem a eficácia desse tipo de mensagem. No livro, essas regras são chamadas de ‘’os dez pontos de honra do e-mail profissional’’ e ajudam o leitor na hora de escrever uma mensagem clara e objetiva através do correio eletrônico.
O que devemos saber para escrever bem? Se você se faz essa pergunta, não deixe de ler o livro de Blikstein, pois foi dessa indagação que partiu a idéia do livro. Ao fim do livro, com os segredos de uma boa redação revelados, escrever torna-se prazeroso e divertido.

Nenhum comentário: